quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Estudo de caso: Lenovo







  • Histórico
    Possui uma linha de produtos que vai desde servidores até impressoras;
    96% do volume de negócios foi devido a venda de PCs
  • Desafio
    Devido ao impacto de empresas Dell e HP houve um impacto sobre a fatia de mercado da Lenovo, obrigando assim que a empresa melhorasse a execução e a competitividade a fim de aumentar o percentual de mercado e o desempenho empresarial.
  • Solução
    Propôs mudanças em seu modelo de negócio e estratégia, empregando uma abordagem focada em projeto para desenvolver a sua estratégia corporativa.
  • Medidas tomadas
    Implementar o gerenciamento de projetos como uma ferramenta para execução da estratégia corporativa.
        Começou a organizar tarefas prioritárias que exigia a cooperação de vários departamentos em projetos;
        Estabeleceu um escritório de gerenciamento de projetos (PMO) para coordenar projetos estratégicos;
        Criou processos e modificou a estrutura organizacional para estruturar seu PMO.
        O PMO da Lenovo não interferiu administrativamento nos projetos, mas sim, ofereceu procedimentos padronizados.
        OS funcionários passaram a ver o PMO como uma espécie de recurso ao invés de m departamento administrativo.
        Destinou orçamento para implementação estratégica com o intuito de executar projetos fora do orçamento original e para oferecer bônus para os envolvidos.
  • Valorização dos profissionais de gerenciamento de projetos
Enviou os melhores talentos para o exame de certificação PMP e aplicou normas de gerenciamento de projetos




  • Maiores resultados:
    A experiência com gerenciamento de projetos transformou a suua estratégia cooportativa e melhorou o seu modelo de negócio.
    A abordagem orientada para projetos da empresa melhorou o trabalho em equipe e nivelou todas as equipes.
    Melhorou a competitividade da empresa em relação as entregas e satisfação do cliente.
    O volume de negócio no ano seguinte somou USD 14,6 bilhões, um aumento de 10% sobre o ano anterior.
        



Fonte: https://brasil.pmi.org/brazil/KnowledgeCenter/~/media/676EC526DC014379BD7F8737243EF2B8.ashx

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6 comentários:

  1. Bastante edificante conhecer a história dessa marca tão competitiva no mercado e de grande aceitação. Modelos diferenciados e inovadores.

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  2. A equipe e a forma que cada um faz seu serviço influência muito no resultado da empresa.

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  3. Após organizar e criar projetos estratégicos a empresa passou a ser competitiva no mercado.

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  4. Como a implantação do PMO elevou não somente o quadro competitivo no mercado, más também, mudou o quadro comportamental onde os funcionários passaram à ver como um recurso ao invés de um departamento administrativo.

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  5. Me encantei com essa aprendizagem super significativa e de grande valor para meus projetos.

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  6. Boa estratégia organizacional, conseguiu implantar recursos que foram planejados, executados e controlados.

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