quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Biblioteca de Padrões Globais da PMI




A biblioteca de Padrões Globais do PMI está agrupada em 
  • Padrões Fundamentais; 
  • Padrões Práticos;
  • Extensões dos Padrões;
Essas categorias refletem a expansão do gerenciamento de projetos e continuará a crescer em conjunto com a profissão. A seguir as descrições, segundo a própria PMI, das últimas edições disponíveis da biblioteca de padrões:

Padrões Fundamentais para Gerenciamento de Projetos

Esses padrões fornecem a base para o conhecimento sobre gerenciamento de projetos e representam as quatro áreas da profissão: projeto, programa, portfólio e gerenciamento de projetos para organizações.

  • Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Quinta Edição

Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK<sup>®</sup>) – Quinta Edição em Português
A Quinta Edição reflete a colaboração e o conhecimento de gerentes de projetos na ativa e fornece os fundamentos de gerenciamento de projetos da maneira como são aplicados em uma ampla variedade de projetos.

Esse padrão com reconhecimento mundial fornece aos gerentes de projetos as ferramentas essenciais para exercer o gerenciamento de projetos e entregar resultados organizacionais.

  • O Padrão para Gerenciamento de Programas – Terceira Edição

Padrão para Gerenciamento de Programas–Terceira Edição é o recurso para auxiliar gerentes de programas a encontrar a melhor maneira de atingir seus objetivos e auxiliar no sucesso da organização. Para ajudar na avaliação uma grande variedade de fatores que ligam projetos embaixo de um mesmo programa e auxiliar no processo para um melhor uso dos recursos entre projetos, o padrão de programas é uma ferramenta obrigatória para gerentes de projeto, programa e portfólio.
  • O Padrão para Gerenciamento de Portfólio–Terceira Edição


Se gerenciamento de projetos e de programas são disciplinas para fazer bem (certo) o trabalho, o gerenciamento de portfólio é a disciplina para escolher o trabalho a ser feito. Gerentes de portfólio supervisionam uma coleção de projetos ou programas que são agrupados para atingir os objetivos estratégicos da organização.

  • Modelo de Maturidade para Gerenciamento de Projetos para Organizações (OPM3®) – Segunda Edição


Modelo de Maturidade para Gerenciamento de Projetos para Organizações - Segunda Edição
Assim como os indivíduos se beneficiam de alcançar a maturidade pessoal, as organizações podem agora se beneficiar de alcançar maturidade em gerenciamento de projetos organizacionais. Modelo de Maturidade para Gerenciamento de Projetos para Organizações (OPM3®) - Segunda Edição fornece as ferramentas necessárias para as organizações medirem a sua maturidade com um conjunto abrangente de boas práticas organizacionais. Juntos, os componentes on-line e escrito (livro) do OPM3 oferecem uma abordagem abrangente ajudar as organizações a avaliar, desenvolver e melhorar a sua habilidade de entregar projetos com êxito de forma consistente e previsível


Padrões Práticos para Gerenciamento de Projetos

  • Modelo de Desenvolvimento de Competências para Gerentes de Projetos – Segunda Edição (PMCDF)
Modelo de Desenvolvimento de Competências para Gerentes de Projetos - Segunda Edição (PMCDF)

Foi desenvolvido para ajudar os gerentes de projeto e as organizações a compreender e ampliar sua competência de gestão de projetos – as habilidades dos gerentes de projeto trazem uma margem competitiva para a organização.
  • Padrão de projeto para Prática do Gerenciamento de Valor Agregado - Segunda Edição
Padrão de projeto para Prática do Gerenciamento de Valor Agregado

O Gerenciamento de Valor Agregado (EVM) é baseado no princípio fundamental que padrões ou tendências do passado podem ser bons indicadores do futuro. O gerenciamento de valor agregado (EVM) lhe auxilia a ver de forma clara e objetiva o atual estado do seu projeto, comparando com o estado planejado.
  • Gerenciamento de Configuração de Projeto
Gerenciamento de Configuração de Projeto

O Gerenciamento de Configuração de Projetos (PCM) é o conjunto de processos, atividades, ferramentas e métodos que os profissionais de gerenciamento de projetos podem utilizar para gerir itens durante o ciclo de vida do projeto. O PCM trata da composição de um projeto, a documentação que o define e outros dados. Trata-se de um processo de gerenciamento de linha de base – e de requisitos –que oferece controle gerenciado em todas as fases do ciclo de vida do projeto. Publicado em 2007, esse padrão de projeto é consistente com Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Terceira Edição.
  • Padrão de projeto para Prática de Estrutura Analítica de Projeto – Segunda Edição
Padrão de projeto para Prática de Estrutura Analítica de Projeto – Segunda Edição

As estruturas analíticas de projeto (EAP ou WBS) são utilizadas para definir as entregas do projeto e estabelecer todas as tarefas para a conclusão do mesmo.
  • Padrão de projeto para Prática de Gerenciamento de Cronogramas - 2a Edição
Padrão de projeto para Prática de Gerenciamento de Cronogramas
O gerenciamento efetivo da organização do cronograma e do tempo é um fator crucial no sucesso ou fracasso do projeto. O Padrão de projeto para Prática de Gerenciamento de Cronograma transforma o sexto capítulo do Guia PMBOK® ("Gerenciamento do Tempo do Projeto) em um processo de medição objetivo e aplicável aos cronogramas de projeto
  • Padrão para Prática de Estimativas de Projetos
Padrão para Prática de Estimativas de Projetos

O Padrão para Prática de Estimativas de Projetos descreve os estágios do ciclo de vida da estimativa de projeto. Ele detalha os aspectos de recursos, durações e custos, e explica o conceito de elaboração progressiva - aperfeiçoado e melhorado continuamente da mesma forma que um plano de projeto evolui. O Padrão para Prática de Estimativas de Projetos é consistente com a versão atual do Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Quarta Edição.
  • Padrão de projeto para Prática de Gerenciamento de Riscos de Projeto
O Padrão de projeto para Prática de Gerenciamento dos Riscos de Projetos oferece um marco na profissão de gerenciamento de projeto que define os aspectos do Gerenciamento dos Riscos de Projetos, reconhecido na maioria das vezes como uma boa prática em grande parte dos projetos. O Padrão de projeto pode ser usado por profissionais de gerenciamento de projetos para validar o processo de gerenciamento de risco que está sendo empregado em uma situação, projeto ou organização específica. O Padrão de projeto do Gerenciamento dos Riscos de Projetos é consistente com a atual versão do Guia PMBOK – Quarta Edição

Extensões dos Padrões para Gerenciamento de Projetos

  • Extensão de Construção do Guia PMBOK® – Terceira Edição


Extensão de Construção do Guia PMBOK<sup>®</sup> – Terceira Edição

Muito do conteúdo da Terceira Edição de Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) pode ser diretamente aplicado na construção de projetos. Na verdade, as práticas de gerenciamento de projetos para construção já estavam presentes nas bases do Guia PMBOK. Estimulado pelo crescente reconhecimento de seu valor, o gerenciamento de projetos tem crescido em vários setores industriais e vem atendendo os mais diversos tipos de projetos. Na indústria da construção, em todo o mundo, os conceitos de gerenciamento de projetos e prática têm se ampliado. Assim, a extensão atualizada se torna importante já que essas mudanças diferirem bastante de outros setores da indústria e suas aplicações.

  • Extensão para Governo do Guia PMBOK® – Terceira Edição


Extensão para Governo do Guia PMBOK<sup>®</sup> – Terceira Edição


Define os princípios norteadores para projetos de governo e fornece uma estrutura para garantir a eficácia, eficiência e responsabilidade. Publicado em 2006, este novo padrão de projeto expande as informações no Guia PMBOK - Terceira Edição. Esse padrão de projeto oferece uma visão geral dos principais processos utilizados na maioria dos setores públicos, define termos-chave, descreve de que forma os projetos governamentais operam, assim como a forma como governo vê ciclos do programa.

Fonte: 
https://brasil.pmi.org/brazil/PMBOKGuideAndStandards/LibrarytoPMIGlobalStandards.aspx


← Anterior Próxima →

0 comentários:

Postar um comentário