As Fases do Gerenciamento de Projetos
O Guia PMBOK formaliza diversos conceitos em
gerenciamento de projetos, como a própria definição de projeto e do seu ciclo
de vida. Também identifica na comunidade de gerenciamento de projetos um
conjunto de conhecimentos amplamente reconhecido como boa prática, aplicáveis à
maioria dos projetos na maior parte do tempo. Estes conhecimentos estão
categorizados em nove áreas e os processos relacionados são organizados em
cinco grupos ao longo do ciclo de vida do projeto.
De acordo com o PMBOK, o gerenciamento de
projetos têm 5 fases (ou grupo de processos):
1. Fase de INICIAÇÃO - É a fase onde "damos partida" oficialmente ao projeto
através do Termo de Abertura, processo que, como todos os demais 43 do Guia,
pressupõem Entradas, Ferramentas e Saída. Aqui, todos os envolvidos nesta fase
reconhecem que um projeto ou fase deve começar e se comprometem para
executá-lo.
2. Fase de PLANEJAMENTO - É a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado
pelo projeto, incluindo cronogramas, interdependências entre atividades,
alocação de recursos envolvidos, análise de custos, etc., para que, no final
dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem
dificuldades e imprevistos. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação,
qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.
3 - Fase de EXECUÇÃO - É a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado
anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente
durante esse processo. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é
consumida nessa fase.
4 - Fase de CONTROLE - É a fase que acontece
paralelamente as de Planejamento e Execução. Tem como objetivo acompanhar e
controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações
corretivas e preventivas, no menor espaço de tempo possível, após a detecção de
anormalidade. O objetivo do controle é comparar a "Linha de Base",
levandada no início do projeto (Estado Inicial), o seu status real no momento
(Estado Atual), com o status previsto pelo planejamento (Estado Desejado),
tomando ações corretivas em caso de desvio.
5 - Fase de ENCERRAMENTO -
É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria
interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são
encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e
analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos e, melhores
estratégias são identificadas e selecionadas como "lições
aprendidas". Aqui, se formaliza a aceitação do projeto ou fase e
encerra-se de uma forma organizada, o projeto solicitado.
Em minha opinião as fases de gerenciamento de projetos estão
bem divididas sendo que a fases de iniciação
realmente comporta o início do projeto conjuntamente com o contrato, e, as três
fases seguintes, Planejamento, Execução e Controle, acontecem "quase"
que simultaneamente, finalizando o gerenciamento realmente com a fase de
Encerramento.
Fonte:http://blog.lellis.info/2013/03/05/as-cinco-fases-de-gerenciamento-de-projetos-segundo-o-pmbok/http://ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=14&canallocal=46&canalsub2=149&id=1355
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