sábado, 22 de novembro de 2014

Estimações e Planificações OO de Lorenz & Kidd – Adotadas pela Lacertae SW



  •   Primeiros passos para esta Estimação OO:

- Decomposição de esforços usando
·         Classes – chaves  (5)
 - Cliente
- Usuário
- CorretoraSeguros
- Negocio
- Seguradora

- Classificando o tipo de Interface do nosso Produto e desenvolvendo um Multiplicador para as Classes de Suporte.
(multiplicar a quantidade de classes-chave pelo Multiplicador para obter uma estimação do número de classes de suporte).


Interface
Multiplicador

Não gráfica
2

Baseada em texto
2,25

GUI
2,5
2,5 * 5 = 12,5 ;
5 + 12,5 = 17,5;
17,5 * 17 = 297,
5 Dias- pessoa (esforço)
297,5 / 4 = 74,3

Dividido por 30 → 74,3 / 30 = 2,4 (2 meses, 14 dias, 2 horas 24min) – com sábado e domingo (sem parar)

Dividido por 22 → 74,3 / 22 = 3 meses, 8 dias

GUI complexa
3,0


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Padrões segundo a PMI: Conceito e Passo-a-passo


O que é, o que é? - Conceito de Padrão pela PMI

Segundo a PMI, um padrão é um documento, o qual é estabelecido por consenso e aprovado por corpo reconhecido de pessoal. Um padrão fornece uso comum e repetido de, regras, guias ou características para atividades ou seus resultados, visando alcançar um grau ótimo de ordem no contexto específico que ele está inserido. Desenvolvido sobre um processo baseado no conceito de consenso, abertura, 'due process', e balanço. Os padrões da PMI fornecem guias para alcançar os resultados específicos no gerenciamento de projetos, programas e portfólios.

A receita do bolo - Passo-a-passo da PMI para desenvolver seus padrões.

Em adição ao último post sobre as atividades específicas de desenvolvimento de padrões PMI. Este são 6 passos básicos para desenvolver um padrão PMI:

Passo 1. Um comitê é alocado para desenvolver o padrão específico. Este comitê inclue um presidente, um vice-presidente e voluntários. Um membro do staff da PMI também é designado como recurso.

Passo 2. O comitê se reúne no período de alguns meses para esboçar e refinar o padrão.

Passo 3. Um membro do grupo de conselho de padrões (MAG) e um grupo de experts no assunto revisam o esboço e retornam o resultado para o comitê para realizar revisão.

Passo 4. O esboço revisado é disponibilizado para comentários públicos, os quais o comitê considera na revisão novamente.

Passo 5. A versão final do padrão é enviada para aprovação do corpo de consenso da PMI – um grupo de membros voluntários independentes responsáveis por validar o processo de desenvolvimento de cada padrão PMI.

Passo 6. Sob recomendação do gerente de padrões PMI, o novo padrão é aprovado pelo presidente e CEO da PMI.

Fonte: http://www.pmi.org/pmbok-guide-and-standards/standards-overview.aspx

Ordenação do PMBOK


O PMBOK está gerenciado em 9 áreas a seguir:


  1. Gerenciamento de Integração do Projeto 
  2. Gerenciamento do Escopo do Projeto 
  3. Gerenciamento do Tempo do Projeto 
  4. Gerenciamento de Custos do Projeto 
  5. Gerenciamento da Qualidade do Projeto 
  6. Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto 
  7. Gerenciamento das Comunicações do Projeto
  8. Gerenciamento de Riscos do Projeto 
  9. Gerenciamento das Aquisições do Projeto
Figura do Gerenciamento do PMBOK


Essas 9 áreas, citadas acima, estão encaixadas dentro da metodologia do PMBOK. 

Agora, vamos detalhar mais essas nove áreas para o entendimento.


  1. Gerenciamento de Integração do Projeto: Proporciona que os inúmeros componentes do projeto estejam corretamente administrados.
  2. Gerenciamento do Escopo do Projeto: Proporciona que o projeto finalize tudo o que estava estabelecido, finalizando o seu processo com sucesso.
  3. Gerenciamento do Tempo do Projeto: Proporciona que o projeto finalize no prazo estimado.
  4. Gerenciamento de Custos do Projeto: Proporciona que o projeto finalize dentro do orçamento estimado.
  5. Gerenciamento da Qualidade do Projeto: Proporciona os processos essenciais para o reconhecimento, investigação e feedback dos riscos do projeto.
  6. Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto: Proporciona os processos essenciais para possibilitando as primordialidades que resultam no desenvolvimento do projetos sejam concedidos.   
  7. Gerenciamento das Comunicações do Projeto: Proporciona processos essenciais para possibilitar uma excelente aproveitamento das pessoas comprometidas no projeto.
  8. Gerenciamento de Riscos do Projeto: Proporciona processos essenciais para possibilitar que a formação, armazenamento, organização e a exposição das informações do projeto estejam de forma apropriada e no tempo estimado.
  9. Gerenciamento das Aquisições do Projeto: Proporciona processos essenciais para a obtenção de mercadorias e serviços que estão extremamente distantes da organização que incrementaram o projeto.



Fontes: http://www.governancadeti.com/2011/03/gerenciando-projetos-com-pmbok/
             http://gerenciamento-fsi.blogspot.com.br/



quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Atividades de desenvolvimento de padrões PMI





Padrões PMI são desenvolvidos através de um processo de consenso voluntário. Este processo une voluntários e experts no assunto que tenham interesse nos tópicos dos padrões.
Atividades específicas:

  • Escrever o conteúdo do padrão, levando em consideração, as recomendações da edição anterior, mercado e outros resultados de exame, e novos desenvolvimentos em gerência de projetos.
  • Rastrear a disposição de todos os comentários, sugestões, e feedback que foram expostos, incluindo qualquer apelo e suas resoluções, com assistência do pessoal da PMI.
  • Revisar todo texto e gráficos no padrão para garantir que a informação esteja clara, completa e relevante, revisando quando necessário.
  • Garantir que o conteúdo está em harmonia com qualquer outro padrão PMI relevante.
  • Preparar um relatório com a recomendação para o gerente de padrões com conceitos, abordagens e ferramentas talvez candidatas à inclusão em futuras edições.


    Fonte:
    http://www.pmi.org/PMBOK-Guide-and-Standards/Standards-Current-PMI-Standards-Projects.aspx

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Certificações do PMI


O PMI oferece um programa completo de certificações para profissionais de projetos de todos os níveis de escolaridade e de qualificação. Atualmente constituído por seis certificação, o programa demonstra tanto seu empenho em sua profissão quanto sua perícia por meio de educação, experiência e competência certificadas.
Rigorosamente desenvolvidas por gerentes de projetos e mundialmente acreditadas pela Organização de Padrões Internacionais (ISO), as certificações doPMI garantem que você e seus projetos se sobressaiam.
Agora, isso é mais importante do que nunca: um quinto do PIB mundial, ou seja, US$ 12 trilhões, é gasto em projetos. E como muitos profissionais qualificados que deixam de trabalhar, ou que logo o farão, por conta da aposentaria – somente no Brasil, esse valor presenta 30% da força de trabalho em 2015 - há uma grande demanda por gerentes de projetos experientes. Tanto assim que 4,5 trilhões do PIB total está em risco, e a lacuna de talentos está se ampliando.
Quando essas oportunidades surgem, uma certificação ajuda a garantir que você está pronto. Já existem mais de 400.000 titulares de credenciais do PMI em todo mundo e em toda indústria, do setor da saúde, telecomunicações e finanças ao de TI e construção.
De acordo com a pesquisa de 2007 da PricewaterhouseCoopers, 80% dos projetos de alto desempenho são gerenciados por um profissional titular de uma credencial. Tenha certeza de que você será um dentre esse profissionais ao obter uma certificação do PMI

  • Certificação PMP – Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)® é a certificação com maior reconhecimento mundial para Gerentes de Projetos. É perfeita se você tem demonstrado competência e experiência na liderança de equipes de projeto.
  • Certificação CAPM – Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos® é adequada se você é patrocinador de projetos, iniciante em gerenciamento de projetos, ou é um profissional técnico que gostaria de demonstrar conhecimento na área. Muitas empresas já estão valorizando a certificação CAPM, principalmente, para aqueles que ainda estão decidindo os caminhos de sua carreira.
  • Certificação PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas® foi projetada para aqueles que gerenciam múltiplos projetos complexos que tem ligação direta com os resultados estratégicos e organizacionais. 
  • Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI® é uma certificação da especialista que demonstra competência na avaliação e gerenciamento dos riscos do projeto, minimizando as ameaças e aproveitando as oportunidades. 


Mas qual você deve obter? A obtenção de uma certificação do PMI não é algo que deve ser considerado de forma simples, tanto quando se trata de sua primeira certificação ou se você está trocando para uma certificação PMP® ou PgMP®, ou mesmo se você está obtendo uma certificação da especialidade como a PMI-SP® ou PMI-RMP®.
Você precisa escolher a certificação que melhor se adapta ao seu conhecimento e experiência, assim como a seus planos para o futuro de sua carreira.
Você pode se candidatar para qualquer certificação que corresponda às suas qualificações, sendo que nenhuma certificação serve como um pré-requisito para outra. Além disso, você não precisa ser um membro do PMI para obter uma certificação, mas membros recebem descontos na candidatura e na manutenção certificação.

Fonte: 
https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/WhatarePMICertifications.aspx
https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/WhichCertificationIsRightForYou.aspx
← Anterior Próxima →